Resumo do dia: STF e a ‘Lava Toga’, pacote de obras na Amazônia, velório de Boechat

Resumo do dia: STF e a ‘Lava Toga’, pacote de obras na Amazônia, velório de Boechat

Comissões do Senado, suspensão de ações contra Bolsonaro e morte de Gordon Banks também foram destaques desta terça-feira, 12

Redação, O Estado de S.Paulo

12 Fevereiro 2019 | 19h47

Resumo do dia: STF e a

Acompanhe as últimas notícias do dia Foto: Montagem/Estadão

SÃO PAULO – Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) atuaram nos bastidores para que o Senado recuasse da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Já no Executivo, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) prepara um pacote de obras para a região da Amazônia. Por sua vez, no Legislativo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que houve consenso para a divisão das 13 comissões da Casa. Em São Paulo, câmeras da concessionária CCR flagraram o momento em que o helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat caiu e colidiu em um caminhão no Rodoanel.

Quer saber os fatos mais importantes do dia? Confira abaixo as principais notícias desta terça:

Ministros do STF atuaram para arquivamento da CPI da ‘Lava Toga’

STF
Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: André Dusek/Estadão

Apelidada de “Lava Toga”, a CPI que pretendia investigar o “ativismo judicial” em tribunais superiores foi enterrada após três senadores retirarem o apoio. Ministros do STF atuaram nos bastidores, no fim de semana, para que o Senado desistisse da abertura do procedimento.

Senado fecha acordo sobre comando de comissões; MDB comandará CCJ

Alcolumbre
O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao chegar ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (11). Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que houve consenso para a divisão das 13 comissões da Casa. Pelo acordo fechado na reunião de líderes, quase todos os partidos terão representação em algum dos colegiados.

Governo prepara pacote de obras para Amazônia

Estudo revela impactos da caça na Amazônia no século 20
O governo de Jair Bolsonaro vai priorizar a região da Amazônia Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O governo vai começar o seu plano de desenvolvimento pela região amazônica e enviará três ministros ao oeste do Pará para avaliar investimentos de infraestrutura e definir grandes obras na região. A escolha não é casual. O avanço nessas áreas isoladas da floresta e na fronteira atende também a um compromisso de campanha do presidente Jair Bolsonaro de aumentar a presença do Estado no chamado Triplo A.

Vídeo mostra queda de helicóptero com Boechat; corpo do jornalista é cremado

Boechat
Veruska Boechat (direita) prestou homenagem ao marido Ricardo Boechat Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Câmeras da concessionária CCR flagraram o acidente aéreo que provocou a morte do jornalista Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci. Com a presença de fãs e admiradores, o corpo  do apresentador do Jornal da Band e da BandNews FM foi velado no Museu da Imagem e do Som (MIS) e, em cerimônia fechada, cremado no Cemitério Horto da Paz.

Testes indicam que alojamento do Flamengo não tinha prevenção contra incêndio

Familiares e amigos de Samuel Thomas acompanham funeral em São João de Meriti
Familiares e amigos de Samuel Thomas acompanham funeral em São João de Meriti Foto: Mauro Pimentel/AFP

A velocidade com que o fogo se propagou no contêiner onde dormiam 26 atletas dos times de base do Flamengo indica que o material não tinha recebido tratamento contra incêndio. A conclusão é do professor Alexandre Landesmann, especialista do Laboratório de Estruturas e Materiais do Programa de Engenharia Civil da Coppe, depois de assistir aos vídeos do incêndio, que matou dez jovens, e fazer alguns testes em seu laboratório.

Em crise e com 13º atrasado, Unesp suspende vestibular de meio de ano e pede socorro a Doria

ctv-aqu-unesp
Despesa. No ano passado, Unesp desembolsou R$ 1,8 milhão em diárias para servidores que têm cargos fixos na capital Foto: JF DIORIO/ESTADÃO

Com o agravamento da crise financeira, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu suspender o vestibular de meio de ano, após 18 edições. Segundo a reitoria, houve prejuízo de R$ 1 milhão nos últimos cinco anos com a prova e a baixa oferta de vagas não justifica a oferta do processo seletivo extra.

Fux suspende duas ações penais em que Bolsonaro é réu no STF

Bolsonaro no hospital
Duas semanas após cirurgia, o presidente recebeu alta da terapia semi-intensiva do Hospital Albert Einstein.  Foto: Divulgação/Twitter Jair Bolsonaro

O ministro do STF Luiz Fux suspendeu as duas ações penais em que o presidente Jair Bolsonaro é acusado de injúria e incitação ao crime de estupro. Isso ocorre porque a Constituição Federal proíbe que o presidente seja responsabilizado por atos anteriores ao mandato. O quadro pulmonar do presidente encontra-se em resolução, de acordo com o último boletim divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Morre Gordon Banks, autor da ‘defesa do século’ em lance com Pelé

Gordon Banks
Torcedores prestam homenagem em estátua que Gordon Banks tem no estádio do Stoke City  Foto: Reuters/Carl Recine

Morreu Gordon Banks, campeão do mundo pela Inglaterra em 1966. O ex-goleiro é conhecido por ter feito aquela que é considerada a maior defesa da história do futebol, em lance protagonizado ao impedir um gol de cabeça de Pelé, na Copa de 1970.

Guaidó anuncia entrada de ajuda humanitária à Venezuela no dia 23

O líder oposicionista venezuelanos, Juan Guaidó, fala para manifestantes durante protestos contra Maduro, em Caracas
O líder oposicionista venezuelanos, Juan Guaidó, fala para manifestantes durante protestos contra Maduro, em Caracas  Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O opositor Juan Guaidó, reconhecido por cerca de 50 países como presidente interino da Venezuela, assegurou que a ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos vai entrar no país sul-americano no dia 23 de fevereiro, durante ato que reuniu dezenas de milhares de opositores em Caracas para pedir às Forças Armadas que não bloqueiem a entrada da assistência.

Museu Nacional abre as portas pela primeira vez após incêndio

Museu Nacional
Meteorito Bendegó sobreviveu às chamas e virou símbolo da resistência do Museu Foto: Wilton Junior/Estadão

O meteorito Bendegó segue incólume no hall de entrada do Museu Nacional, a despeito de toda a destruição a sua volta. Com 4,56 bilhões de anos, a rocha espacial, claro, sobreviveu ao incêndio que destruiu a instituição em setembro do ano passado. Hoje, é o símbolo maior dos trabalhos de reconstrução do prédio e da resiliência da ciência no País.

você pode gostar também