SAÚDE DE CINTHIA RIBEIRO VAI MAL:Pacientes se revoltam após exames de ultrassom serem cancelados em centro de saúde

Por TV Anhanguera

 


Exames de ultrassom são são realizados em centro de saúde — Foto: Reprodução/TV AnhangueraExames de ultrassom são são realizados em centro de saúde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Exames de ultrassom são são realizados em centro de saúde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pacientes com exames marcados no centro de saúde da quadra 409 Norte em Palmas ficaram revoltados nesta segunda-feira (14). É que as ultrassonografias não estavam sendo realizadas. Para fazer o procedimento, o paciente precisa estar em jejum há oito horas, ter tomado oito copos de água duas horas antes e manter a bexiga cheia. Além de, dois dias antes do dia marcado, tomar remédio de seis em seis horas.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que a médica responsável pela ultrassonografia está de atestado, mas que os pacientes foram reagendados.

O aposentado Domingos Camelo Pinto teve cólica de rins e o médico pediu um ultrassom. O exame estava agendado para às 8h desta manhã. Ele saiu de Taquaralto, região sul da capital, para ser atendido e quando chegou à unidade teve uma surpresa. “Informou que eu esperasse no consultório 8 que o profissional estava chegando. A gente não recebeu ligação nenhuma falando que não iria ter atendimento”.

Moradores não conseguem fazer exames no CSS da 409 Norte

Moradores não conseguem fazer exames no CSS da 409 Norte

A mesma situação foi enfrentada pelo aposentado Raimundo Lustoza Bezerra. Ele veio na semana passada e não conseguiu fazer o exame. Nesta manhã, novamente, ficou sem realizar o procedimento. “Estou sentindo muitas dores abdominais, e já há muito tempo faço tratamento. Minha médica resolveu passar ultrassom, mas não estou sendo atendido. Estou sofrendo muito”, reclamou.

O problema é que ainda nessa semana, o aposentado precisa retornar ao consultório médico. “Eu estou com minha médica marcada para o dia 17. Se eu não for com esse exame até dia 17 eu vou perder a consulta que já está marcada, e só Deus sabe quando essa consulta vai ser remarcada”.

A cuidadora de idosos Arlene Ribeiro acompanhou o filho Lucas, de 16 anos, ao centro de saúde. Ele tem apenas um rim e precisa de acompanhamento médico. “Só posso marcar a consulta com a médica de depois do ultrassom feito. [Somos] humilhados demais. Estamos matando serviço para vir”.

Quanto à reclamação do paciente que diz ter voltado outras vezes na unidade para fazer o procedimento, a nota da secretaria disse que isso só acontece quando o paciente não faz o preparo correto antes de realizar o exame,e nesse caso, ele é devidamente orientado e o exame remarcado.

Comentários
você pode gostar também