Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Cristalândia

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Cristalândia

Nota de Esclarecimento

 

Sobre a informação de administração de doses vencidas da vacina Astrazeneca, citando ainda Cristalândia com 5 doses administradas, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cristalândia esclarece:

As vacinas são distribuídas pela Gerência Estadual de Imunização às quartas-feiras e imediatamente as doses são administradas no Município, sendo que nossas campanhas de administração ocorrem nas quintas e segundas-feiras, portanto não armazenamos doses.

As doses antes de serem administradas são conferidas observando Lote e Prazo de Validade. Sendo descartadas quando as mesmas estão com prazo de validade expirado, seja por prazo de validade ou por ter expirado o período em que a mesma pode ser usada após aberta.

Esclarecemos ainda que o lote que venceu em abril, chegou no Município em 28 de Janeiro. Dessas doses que inicialmente são citadas, apenas 1 frasco foi descartado por está com o prazo de validade expirado, frasco este que havia sido separado para administrar a 2° dose – D2.

Diante desses fatos, a equipe de Cristalândia já entrou em contato com a Gerência de Imunização pedindo esclarecimentos sobre as informações veiculadas nas reportagens que circulam nas redes sociais e estamos aguardando o posicionamento oficial deste órgão.

O Município de Cristalândia enfatiza que zela pelo bem estar dos nossos pacientes e infelizmente notícias como essa dificultam ainda mais o trabalho da equipe em imunizar a população, causando desinformação, além de prejudicar a credibilidade dos nossos profissionais.

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