Senador tucano prega desobediência à decisão de Dias Toffoli na disputa no Senado

Senador tucano prega desobediência à decisão de Dias Toffoli na disputa no Senado

“Temos uma oportunidade de mostrar independência e não cumprir essa decisão monocrática do ministro Toffoli”, disse Plínio Valério (PSDB/AM)

Dias Toffoli, presidente do STF, e o senador tucano Plínio Valério (Montagem/Agência Senado)
Por Redação

Em entrevista a Amanda Almeida, no jornal O Globo na manhã deste sábado (2), o senador Plínio Valério (PSDB/AM), da base governista, pregou o descumprimento da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli, que anulou a decisão do plenário de colocar a votação em aberto.

“Temos uma oportunidade de mostrar independência e não cumprir essa decisão monocrática do ministro Toffoli. Vejo esse episódio como uma oportunidade do Senado mostrar ao país que sabe e entende o seu tamanho”, disse Valério.

Candidato de Onyx Lorenzoni (DEM/RS), Davi Alcolumbre (DEM/AP), convocou a “sociedade a se insurgir” caso voto em aberto seja derrubado.

“O presidente que assumir a presidência e revogar a decisão de 50 senadores, aí a sociedade brasileira tem que se insurgir contra esse político que vai contra os desejos do povo brasileiro e a vontade soberana de 50 senadores de 80”, declarou Alcolumbre após suspender a sessão.

Na decisão, o presidente do STF, Dias Toffoli, cancelou a sessão presidida por Alcolumbre e teceu críticas à manobra do Demista, que “operou verdadeira metamorfose casuística” no próprio regimento. “Ainda que tenha ocorrido por maioria, a superação da norma em questão, por acordo, demanda deliberação nominal da unanimidade do plenário, o que não ocorreu naquela reunião meramente preparatória”, diz trecho de sua decisão.

Comentários
você pode gostar também