Tocantins lança campanha de trânsito em apoio ao Maio Amarelo

Tocantins lança campanha de trânsito em apoio ao Maio Amarelo

Objetivo é alertar a população para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito

Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

Como um dos apoiadores do movimento Maio Amarelo, o Governo do Tocantins lançou, no início deste mês, uma campanha de prevenção a acidentes de trânsito e a favor da segurança viária. Conforme a diretora de Publicidade da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Andrea Reis, o objetivo é alertar a população para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito.

“O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar os diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, explicou Andrea Reis.

O tema aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o Maio Amarelo deste ano foi “No trânsito, o sentido é a vida”. “Com a campanha, nós procuramos estimular todos os condutores, pedestres e passageiros a decidirem por um trânsito que seja mais preventivo, humano e, consequentemente, seguro”, afirmou a diretora da Secom.

As peças da campanha “Me ouça – Ouvir o conselho de quem te ama faz todo o sentido” estão sendo veiculadas na internet, em sites locais e nos institucionais do Governo, e spots nas rádios do estado. “Além disso, estamos trabalhando em conjunto com o setor de Redes Sociais da Secom e também por meio de ações presenciais com colagem de cartazes em locais de grande circulação de pessoas, distribuição de flyers em pontos estratégicos e nas blitze educativas e exposição de faixas e banners em ações de rua”, informou Andrea Reis.

Campanha Colaborativa

De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, João Neto, a campanha tem um formato colaborativo, o que faz com que haja uma economicidade em gastos com criação e produção das peças. “O conteúdo é feito pela equipe do Maio Amarelo e repassado aos parceiros. Neste caso, o Governo está colaborando com a parte da veiculação e adaptação das peças com informações locais”, afirmou.

As ações do Maio Amarelo seguem até o dia 31 deste mês. Os demais segmentos da sociedade que queiram apoiar a campanha podem entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou acessar o site www.maioamarelo.com.br.

Anjos da Noite

Além do apoio ao Maio Amarelo, o Governo do Tocantins prepara o lançamento do projeto Anjos da Noite, voltada para desenvolver ações educativas e de fiscalização com foco no combate à mistura de bebida alcoólica e direção.

O público-alvo da ação são os jovens que possuem entre 25 e 34 anos, faixa que lidera o ranking nacional de pessoas que admitem dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas. O Anjo da Noite é uma espécie de “Amigo da Vez”, papel da pessoa que não bebe e leva os amigos que consumiram álcool para casa em total segurança.

A abordagem será realizada de forma descontraída, com elementos de interação que possam transmitir a mensagem e conscientizar o condutor para um trânsito seguro. Nesta primeira etapa, também será sugerido parcerias com taxistas, moto taxistas, ubers e donos dos estabelecimentos comerciais.

Integram o projeto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); o Corpo de Bombeiros Militar (CBM); a Polícia Militar (PM); as secretarias de Estado da Comunicação (Secom); da Segurança Pública (SSP); da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); da Saúde (SES); além dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi.

você pode gostar também