Fruta típica do cerrado vira fonte de renda para agricultores no sul do Tocantins

Por TV Anhanguera

 


Agricultores familiares colhem mais de 1.500 litros da fruta murici
Bom Dia Tocantins
Agricultores familiares colhem mais de 1.500 mil litros da fruta murici

Agricultores familiares colhem mais de 1.500 mil litros da fruta murici

Uma fruta típica do cerrado virou fonte de renda para uma família no sul do Tocantins. É o murici. Com aproximadamente 0,9 cm e com sabor adocicado, a fruta tem beneficiado agricultores de Gurupi, que apostaram na produção e plantaram mais de 80 pés. Durante dois meses, são colhidos em média 1.500 litros de murici. Ao final, a produção é comercializada nas feiras da cidade.

O agricultor Natividade Maria da Conceição mora no assentamento Vale Verde e há cinco anos inovou ao plantar a fruta na sua propriedade. Ele disse que não teve trabalho. “A experiência foi boa. Ele não precisa de adubo, não precisa molhar, não precisa adubar, não precisa fazer nada. É tudo natural”, conta.

Na área de aproximadamente 2.500 metros quadrados existem cerca de 80 pés. O espaçamento entre as árvores é de três metros. Os primeiros frutos comaçaram a cair em 2016 e mesmo com os galhos carregados, cheios de cachos, o agricultor só pega os frutos caídos, madurinhos, prontos para a venda.

Já são três anos de colheita farta e a intenção do agricultor é melhorar ainda mais a produtividade. O engenheiro agrônomo Lucas Maranhão, explica que ficou surpreso ao ver o bom desenvolvimento do cultivo e dá dicas para aumentar a produção. “Se fizer adubação e espaçamento que permita a árvore crescer melhor, com certeza vai ter uma produção três vezes maior”.

O engenheiro diz ainda que a expectativa é boa em relação à comercialização do murici, que tem vários nutrientes. “É da mesma família da acerola, possui grande quantidade de vitamina C, B2. É interessante que ela tem cálcio, magnésio, ferro e fósforo”.

Depois da colheita, a agricultora Argemira Martins, mulher de Natividade, produz polpas das frutas para também vender nas feiras do município. “Nós aproveitamos de todos os jeitos porque aqui nós temos que ter utilidade de ter as coisinhas”.

Murici se tornou fonte de rende para moradores — Foto: Reprodução/TV AnhangueraMurici se tornou fonte de rende para moradores — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Murici se tornou fonte de rende para moradores — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários
você pode gostar também