EFEITO CINTHIA RIBEIRO – Faixas apagadas deixam a travessia de pedestres perigosa em ruas e avenidas de Palmas

Por G1 Tocantins

 


Faixas de pedestres apagadas geram problemas para pedestres e motoristas em Palmas
Bom Dia Tocantins
Faixas de pedestres apagadas geram problemas para pedestres e motoristas em Palmas

Faixas de pedestres apagadas geram problemas para pedestres e motoristas em Palmas

Atravessar a rua na faixa é questão de segurança para o pedestre e respeitar a sinalização é obrigação dos motoristas. Só que em muitas regiões de Palmas as faixas estão desaparecendo. (Veja vídeo)

Não é preciso se afastar muito do centro da cidade para os problemas aparecerem. Na avenida LO-02, a faixa está quase apagada e quem sofre é o pedestre. “Muitas das vezes o motorista não respeita a faixa de pedestre. Se não der sinal eles não param”, reclamou a dona de casa Genilda Moreira.

No trecho norte da avenida Teotônio Segurado, no cruzamento com a LO-12, até tem semáforo, mas quase não se vê a faixa de pedestres. A sinalização é ainda pior no cruzamento com a LO-16, onde a faixa simplesmente não existe mais.

“Para o pedestre é uma falta de segurança. Tem outras vias que, além da faixa ser apagada a iluminação dificulta. Acredito que isso é desfavorável e prejudica o pedestre”, disse a jovem Milca Duarte.

Faixa de pedestres estão desaparecendo em Palmas — Foto: Reprodução/TV AnhangueraFaixa de pedestres estão desaparecendo em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Faixa de pedestres estão desaparecendo em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Mas os problemas não estão apenas na região norte. Em vários trechos da NS-04, na altura da quadra 804 Sul e próximo a quadra 904 Sul, a sinalização também é precária e atrapalha os motoristas.

“Às vezes a gente vê o pedestre na calçada e não imagina que ali tem uma faixa aí dificulta um pouco”, afirmou o estudante Jorge Victor Cavalcante.

Outro lado

Em nota a Prefeitura de Palmas informou que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos revitaliza as faixas de pedestres de forma sazonal, uma vez que, as vias da capital constantemente recebem melhorias, demandando assim, nova pintura de faixas.

A nota ainda diz que em agosto de 2018 a gestão pintou todas as faixas em frente às escolas. As demais entrarão na programação desse ano de acordo com a necessidade, sendo que algumas avenidas como a NS-02 e NS-04 vão ser sinalizadas em quase toda a extensão e essas faixas serão incluídas na programação ainda do primeiro bimestre de 2019.

Comentários
você pode gostar também