Governo do TO vai fechar contas de 2019 no vermelho mesmo com aumento na arrecadação

 

Mesmo com arrecadação maior, contas do governo fecham 2019 no vermelho

Mesmo com arrecadação maior, contas do governo fecham 2019 no vermelho

A equipe econômica de Mauro Carlesse (DEM) confirmou nesta quinta-feira (19) que o Governo do Tocantins vai fechar as contas de 2019 no vermelho. Mesmo o aumento na arrecadação, de quase R$ 500 milhões, o problema não foi resolvido. O valor da dívida que vai ficar para 2020 ainda está sendo calculado e não foi divulgada uma estimativa.

Segundo o Secretário da Fazenda, Sando Henrique Armando, o aumento da arrecadação com impostos se deve principalmente ao Fundo de Participação dos Estado, Imposto de Renda, ICMS e IPVA.

“É um incremente que atinge, aproximadamente, esses R$ 500 milhões. Os setores que mais arrecadaram continuam sendo os maiores. Energia elétrica, combustíveis, são esses os que mais arrecadam”, explicou.

Ao longo do ano o governo se reenquadrou na Lei de Responsabilidade Fiscal e está abaixo do limite de gastos com pessoal. O primeiro escalão diz ainda que houve redução nos custos internos.

Para este ano, o percentual de investimentos do governo deve ficar em 2,5%. O índice é 1% a mais que em 2018. A meta estabelecida para 2020 é de um percentual entre 5% e 6%. Para chegar a esse valor o Palácio Araguaia admite que depende de empréstimos para a realização das obras.

Equipe confirmou que contas do governo vão fechar no vermelho — Foto: Reprodução/TV AnhangueraEquipe confirmou que contas do governo vão fechar no vermelho — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Equipe confirmou que contas do governo vão fechar no vermelho — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

você pode gostar também