Rompimento de barragem em Brumadinho

QUANDO SE VENDE EMPRESAS ESTRATÉGICAS DE UM PAÍS

VENDE-SE VIDAS SEM INFORMAR AOS LEGÍTIMOS DONOS

Rompimento de barragem em Brumadinho

Uma barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu na tarde desta sexta-feira

Pouco mais de três anos depois da tragédia de Mariana, uma barragem da mineradora Vale se rompeu e outra transbordou em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma enxurrada de rejeitos de minério de ferro arrastou prédios da empresa e casas da comunidade de Vila Ferteco – o restaurante onde funcionários almoçavam na hora do acidente foi soterrado. Segundo o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, a barragem era considerada de “baixo risco” para rompimento. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

ACOMPANHE AO VIVO

 1 ATUALIZAÇÃO

  • 10h50

    26/01/2019Agência Nacional de Mineração (ANM)declarou que a mineradora Vale vistoriou, no mês de dezembro passado, estrutura da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que rompeu nesta sexta-feira, 25, sem ter apontado qualquer tipo de falha de segurança. 

     

    As informações, segundo a agência, foram declaradas pela própria mineradora, por meio de do Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), que é administrado pela ANM. “Baseada em vistoria realizada em dezembro último, por um grupo de técnicos da empresa, estes não encontraram indícios de problemas relacionados à segurança desta estrutura”, declarou a agência, por meio de nota.

     

    A ANM, que é responsável por fiscalizar barragens de rejeito mineral, afirmou ainda que três relatórios técnicos da Vale que garantiam a estabilidade da estrutura da barragem de Brumadinho foram apresentados ao longo do ano passado

    Foto: REUTERS/Washington Alves

    REUTERS/Washington Alves

  • 10h48

    26/01/2019Planalto divulga imagens da equipe que acompanhou Jair Bolsonaro até Minas Gerais: Ministros da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, da Secretaria de Governo, General Carlos Alberto dos Santos Cruz, e do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno.

    Assessoria/Bolsonaro

  • 10h30

    26/01/2019O Juiz de plantão da Vara de Fazenda Pública de Belo Horizonte, Renan Carreira Machado, determinou no fim da noite desta sexta-feira, 25, o bloqueio de R$ 1 bilhão  nas contas da mineradora Vale  por conta do desastre provocado pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

     

    A decisão foi concedida em tutela de urgência em resposta a uma ação do governo de Estadual de Minas Gerais, que havia acionado a Vale, pedindo sua responsabilização pelo desastre que resultou, até o momento, em sete mortes.

  • 10h29

    26/01/2019Corpo de Bombeiros de Minas informou há pouco que as buscam contam com 13 aeronaves, sendo 5 da corporação do estado, 1 do Rio de Janeiro, 4 da Polícia Militar de MG, 2 da Polícia Civil e 1 da FAB. (Luan Santos, Especial para O Estado)

  • 10h22

    26/01/2019BR18: FHC: ‘Meio ambiente não é zoeira de esquerda’.

  • 10h19

    26/01/2019

  • 10h15

    26/01/2019conta oficial do Palácio do Planalto no Twitter postou um vídeo por volta das 10h deste sábado com o presidente Jair Bolsonarodesembarcando no aeroporto de Confins (MG) para sobrevoar a área do rompimento da barragem em Brumadinho.

     

    Entre as pessoas que o cumprimentam, estão o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

     

    Confira: 

    Presidente @jairbolsonaro desembarca em Confins para sobrevoar área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho

  • 10h09

    26/01/2019GOVERNO DO RIO

    Um comboio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro partiu, na manhã deste sábado, 26, para Minas Gerais, para ajudar no trabalho de resgate das vítimas na cidade de Brumadinho. Ao todo, 41 militares, com auxílio de uma aeronave, nove viaturas e três cães farejadores, darão apoio aos trabalhos de buscas após o rompimento de uma barragem na cidade mineira. O helicóptero enviado pelo Governo do Estado do Rio já chegou ao local.

  • 10h07

    26/01/2019O presidente Jair Bolsonaro chegou por volta das 10h no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e embarcou em seguiga no helicóptero que o levará à região de Brumadinho, onde ocorreu o rompimento de uma barragem da mineradora Vale. O presidente está acompanhado dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa). A primeira-dama Michelle Bolsonaro não viajou para Minas, de acordo com a Assessoria do Palácio do Planalto. (Idiana Tomazelli)

     

Comentários
você pode gostar também