Coreia do Norte anuncia plano para desmantelar instalações nucleares Cerimônia será realizada antes do histórico e aguardado encontro entre o ditador Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump


Coreia do Norte anuncia plano para desmantelar instalações nucleares
Cerimônia será realizada antes do histórico e aguardado encontro entre o ditador Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump
Por Da Redação
access_time12 maio 2018, 14h58 – Publicado em 12 maio 2018, 14h52more_horiz

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona o programa nuclear em Pyongyang em foto sem data distribuída pela agência oficial KCNA (KCNA/Reuters)

A Coreia do Norte anunciou, neste sábado (12), que desmantelará sua planta detestes nucleares ainda este mês, diante da imprensa e antes da histórica reunião entre o ditador do país, Kim Jong-un, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os mais céticos advertem, porém, que Pyongyang precisa fazer um compromisso público para entregar seu arsenal, que inclui mísseis capazes de alcançar os Estados Unidos. Washington está buscando a “completa, verificável e irreversível desnuclearização” da Coreia do Norte.

Em Punggye-ri – as instalações que serão fechadas no país –, foram realizados seis testes nucleares, o último e mais poderoso em setembro do ano passado, quando Pyongyang disse que possuía uma bomba H. A cerimônia para o desmantelamento das instalações foi programada para acontecer entre os dias 23 e 25 de maio, disse o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, segundo a agência estatal de notícias KCNA.

Os túneis da planta de testes serão explodidos, e suas entradas, completamente bloqueadas, afirmou o Ministério em um comunicado. Todas as instalações de observação e institutos de pesquisa serão eliminados e “a zona ao redor da planta de testes será fechada completamente”, acrescentou.

Jornalistas de China, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul poderão cobrir o evento para mostrá-lo “de maneira transparente”.
Ajuda americana

Os Estados Unidos irão ajudar no crescimento da economia da Coreia do Norte, se o país tomar medidas firmes para se livrar de suas armas nucleares de forma permanente e verificável, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
Veja também

MundoTrump recepciona os três americanos libertados pela Coreia do Nortequery_builder10 maio 2018 – 09h05

MundoCoreia do Norte pede que EUA não enfraqueçam atual ambiente de diálogoquery_builder9 maio 2018 – 13h05

Mundo

Comentários
você pode gostar também