Papa Francisco revela que tem refletido sobre sua hora de se “retirar” da função

Papa Francisco revela que tem refletido sobre sua hora de se “retirar” da função

Um comentário enigmático do papa Francisco na última terça-feira, 15 de maio, sobre suas reflexões sobre a hora de se “despedir” do pontificado gerou especulações sobre a possibilidade de que ele repita os passos de Bento XVI e se aposente da função de liderança da Igreja Católica.

Segundo informações da emissora Fox News, Francisco fez as declarações durante sua homilia matinal e, como é normal, o Vaticano não divulgou o texto completo, mas apenas selecionou trechos.

De acordo com o relato da agência Associated Press, o papa fazia uma reflexão sobre uma passagem bíblica do apóstolo Paulo, discernindo quando era hora de deixar seu rebanho aos cuidados dos outros, quando falou sobre seus pensamentos a respeito do assunto.

Para o Papa, essa é uma uma decisão que todos os bispos devem tomar em algum momento: “Quando leio isso, penso em mim mesmo, porque sou bispo e vou ter que me despedir”, disse Francisco, segundo os trechos citados pelo Vaticano na nota.

O papa acrescentou que os bispos não deveriam considerar sua vocação como “escalada em uma carreira eclesiástica”. Em vez disso, ele lembrou que eles são pastores que cuidam de um rebanho, e que em um determinado momento chegará a hora de entregar o rebanho a outra pessoa. “Eu penso sobre os bispos, de todos os bispos. Que o senhor dê a graça a todos nós para podermos nos retirar desta maneira, com este espírito e força”, disse ele.

O líder católico já havia dito, em 2014, que devido aos seus problemas de saúde, tinha perspectiva de viver apenas mais “dois ou três anos“. A afirmação, feita logo após sua viagem à Coreia do Sul, chamou atenção dos fiéis da igreja romana.

O papa também já havia pontuado queseu antecessor, o papa Bento XVI, “abriu a porta” para que seus sucessores se aposentassem. “Há 60 anos, era praticamente impossível um bispo católico se aposentar, mas hoje em dia é comum”, comentou Francisco sobre a situação. Bento XVI foi o primeiro em 600 anos a se afastar do pontificado.

Agora, aos 81 anos, o papa Francisco gera especulações sobre a possível aposentadoria. No entanto, outros analistas especializados em notícias do Vaticano acreditam que o pontífice possa ter enviado um recado claro aos bispos chilenos envolvidos em denúncias de abusos sexuais.

Comentários
você pode gostar também