Os Pobres de Espírito | As Bem Aventuranças

Os Pobres de Espírito | As Bem Aventuranças | Estudo Bíblico

Os Pobres de Espírito | As Bem Aventuranças | Estudo Bíblico

Nos Evangelhos de Mateus 5:3-12, e Lucas 6:20-22, encontramos no sermão do monte, a parte que fala dos pobres de espírito, muito conhecido nas bem aventuranças. De forma muito interessante, as bem aventuranças somam o número de dez exclamações de Jesus.

O Mestre usou de técnicas da poesia Hebraica, para fazer um paralelismo que remetem para os dez mandamentos. Logo abaixo, está a listagem, na forma de um esboço que utilizaremos neste estudo bíblico.

Como início de uma série sobre as bem aventuranças, vamos ler cada uma delas, antes de entrarmos na explicação sobre quem são os pobres de espírito. Vamos iniciar:

As bem aventuranças:

  1. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
  2. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
  3. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
  4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
  5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
  6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
  7. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
  8. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
  9. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
  10. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:3-12

Bem-aventurados são os…

A palavra “bem-aventurados“, vem do termo Hebraico אַשְׁרֵי “ashrey”, que significa “abençoados”, ou “felizes”. Há uma outra palavra que também significa “abençoado”, que é o termo בָּרוּך “baruch”.

Baruch (lê-se barúr), é uma “benção” que vem de Deus e pertence a Deus. Nenhum homem tem o poder de abençoar outro homem com esse termo, pois é divino. O ser humano utiliza dessa palavra na Bíblia, mas somente em nome do Eterno.

“Barúr” é um tipo de benção imerecida, conforme a graça de Deus para o homem. Diferente da palavra “bem-aventurado”, pois o termo “ashrey” é usado para o ser humano, como consequência, ou merecimento por algo que ele fez de bom.

Ou seja, é uma bem-aventurança que resulta de uma ação positiva – esse é o significado das “bem aventuranças”. Veja o exemplo:

Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
Salmos 119:1

…o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.
Provérbios 29:18

As bem aventuranças não são “bençãos” imerecidas. Esse tipo de benção é resultado da obediência aos mandamentos do Senhor. Deus tem diversas promessas para aqueles que o obedecem.

As bem aventuranças resultam de boas obras

A tradução do Novo Testamento, do Hebraico para o Aramaico, traz o termo “bem-aventurados” como טוּבַיהוֹן “tuvaihon”, que vem da raiz semítica טוֹב “tov” – significando “bom“, ou “benéfico”.

Os tradutores para o Aramaico entenderam que as bem aventuranças eram benefícios recebidos por aqueles que andavam em obediência à palavra de Deus.

Por isso, as bem aventuranças de que Jesus falou no sermão da montanha, são bençãos/benefícios que alguém pode receber por praticar as boas obras, das quais os Apóstolos falaram.

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:10

Por isso, nós entendemos a lista com as dez bem aventuranças, apresentadas no início deste estudo, como uma relação de bençãos que serão em nosso benefício, se praticarmos a obediência.

Acompanhe conosco a seguir,  em mais detalhes, cada uma das bem aventuranças exclamadas por Jesus.

Bem-aventurados os pobres de espírito

os pobres de espírito em hebraico

As bem-aventuranças em Hebraico. Pobres de espírito.

Ashrey anyyey ruach shellahem hih malchut hashamayim – Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Mateus 5:3

Quem são os pobres de espírito? Seriam aqueles pobres espiritualmente? Ou seriam os que são pobres em favor do espírito? O que essa expressão significa?

O texto de Mateus 5:3 traz os termos Hebraicos עֲנִיֵּי רוּחַ “anyyey ruach”, “pobres de espírito”, que é claramente uma contração dos termos עָנִי וּנְכֵה־רוּחַ “aniy unche ruach”, “pobre e contrito de espírito”, de Isaías 66:2.

mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
Isaías 66:2

Peshitta Aramaica traduz essa frase com os termos למִסכֵּנֵא ברוּח “limiskeneh b’ruach”, “pobres em espírito”.  Voltando ao texto em Hebraico, a palavra עָנִי “aniy” significa “pobre”, tanto sentido de “pobreza” monetária, quanto de “humildade”.

A palavra רוּחַ “ruach”, “espírito“, também pode ser usada como uma expressão idiomática para significar “orgulho”.

Então os “pobres de espírito” são aqueles que são humildes, desprovidos de um senso de orgulho pernicioso. E mais, segundo o Profeta Isaías, os pobres de espírito são aqueles que temem e tremem diante da palavra do Eterno.

…o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
Isaías 66:2

Os pobres de espírito temem à Palavra

E por que os pobres de espírito temem/tremem da Palavra do Eterno? Segundo a Bíblia o temor do Senhor inclui a obediência aos mandamentos.

E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;
Deuteronômio 17:19

Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
Deuteronômio 31:12

Então, os pobres de espírito são aqueles que abatem o seu orgulho e se submetem aos mandamentos do Eterno! Esse é o maior ato de humildade que o ser humano pode ter.

Deixar de fazer a sua própria vontade, para se submeter à vontade do Eterno. Renunciar aos seus desejos e cumprir os mandamentos do Senhor.

Se você tem dúvida acerca dos mandamentos que o nosso Mestre deixou para a Igreja, aconselho ler também o nosso estudo bíblico sobre o concílio de Jerusalém – Atos 15.

Um outro estudo muito esclarecedor é o sobre Sara e Agar – duas alegorias. Recomendo.

O humilde se submete a Deus

O homem humilde se submete a Deus, e busca cumprir a vontade do nosso pai celeste. Ele não busca a sua própria glória. O maior impedimento para o cumprimento dos mandamentos é o orgulho.

Um homem orgulhoso fatalmente não irá se submeter à boa, perfeita vontade do Senhor. O orgulhoso não aceita que a Bíblia tenha a palavra final sobre como ele deve se comportar na vida.

Mas o pobre de espírito é o que tem um coração contrito, que se esvazia desse orgulho, e vive em razão de agradar ao Criador. E ele entende que os mandamentos são a instrução, o ensinamento do Eterno.

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:15

Comentários
você pode gostar também