Os três principais fatos da semana, que foram o fiasco de Jair Bolsonaro em Davos, a descoberta das ligações entre sua família e o […]

Divulgação

Quando reabrir em fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça julgará um processo inusitado — e, com certeza, de grande repercussão. Pela primeira vez, os ministros da 4ª Turma decidirão se cabe o pagamento de dano moral por parte do Facebook e do WhatsApp no caso de uma menor cujas imagens íntimas foram veiculadas pelo ex-namorado. A indenização seria inédita e sem prejuízo da responsabilidade criminal do ofensor.

Meio circulante 
Dinheiro assinado

Assim que retornar de Davos e tiver as reformas econômicas no radar, Paulo Guedes terá uma tarefa bem mais prosaica. Caneta na mão, fará a assinatura que estampará as novas cédulas de dinheiro impressas no País em uma folha de papel especial da Casa da Moeda. Quem sabe seu nome entre até em uma nova família de notas de real. O gesto será repetido também por Roberto Campos Neto, presidente do BC. A posteriori, ambos receberão um jogo de cédulas-modelo, com a ressalva “sem valor”. Serão mimos.

Troca geral 
Novo status

Além de convidar o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, do Partido Humanista da Solidariedade, para entrar no partido, o PSD fechou em Minas Gerais a filiação do senador eleito Carlos Viana (ex-PHS). Sem atingir a cláusula de barreira nas últimas eleições, o PHS está com os dias contados. Viana é jornalista e derrotou Dilma Rousseff (PT), a preferida nas sondagens. Ao passar de sete para oito políticos na bancada, o PSD terá uma cadeira na Secretaria da Mesa do Congresso, cujo principal papel é definir as pautas das matérias para votação.

Poder
Equipe própria

MARCOS CORREA

Ao que parece, o general Hamilton Mourão anda pensando em tomar muitas e importantes decisões, indo além das ações de representação comuns a quem ocupa a vice-presidência da República. O militar decidiu montar uma inédita consultoria jurídica em seu gabinete, inclusive tendo requisitado profissionais à Advocacia-Geral da União. Que atos ele pretende assinar logo veremos…

Negócios
Surpresa

Uma boa notícia para os credores da massa falida da antiga loja de departamentos Mesbla: diversos depósitos em processos trabalhistas já extintos voltarão para a conta da empresa, o que vai aumentar — e muito — o valor do próximo rateio da falência. A quantia exata está sendo levantada pela 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

Congresso
Briga aberta

Edilson Rodrigues

Único da Mesa do Senado com mandato — os demais não se reelegeram —, Davi Alcolumbre (DEM-AP) deve presidir a sessão de 1º de fevereiro, mesmo sendo candidato à presidência da Casa — pelo regimento, ele poderia delegar a tarefa ao decano José Maranhão (MDB-PB), de 85 anos. Favorável ao voto aberto, Alcolumbre terá que submeter o assunto ao plenário. O voto fechado é o preferido de Renan Calheiros (MDB-AL), mas a ameaça maior nessas eleições vem de dentro de seu partido, com Simone Tebet (MS). Vitoriosa, ela seria a primeira mulher a comandar o Congresso.

Nordeste

Comentários
você pode gostar também