Número de casos suspeitos de Chagas chega a 79 após suco contaminado em Araguaína

Por TV Anhanguera

 


Sete pessoas com doença de chagas em são liberadas para continuar tratamento em casa

Sete pessoas com doença de chagas em são liberadas para continuar tratamento em casa

O número de casos suspeitos de doença de Chagas em Araguaína chegou a 79. Até esta terça-feira (21), sete pessoas, todas da mesma família, tiveram o diagnóstico confirmado por exames e passam pelo tratamento. O surto foi causado pelo consumo de suco de bacaba contaminado com fezes ou urina do besouro barbeiro, transmissor da doença.

A bacaba vem de uma palmeira típica da região Amazônia. A que causou o problema em Araguaína foi colhida no assentamento Barra Bonita, na zona rural de Carmolândia.

“A gente sente a cabeça ruim, aquela coisa ruim por dentro, senti as minhas pernas, que eu estava inchada, pesada. Para andar, parecia que as pernas estavam grossas, pesadas para caminhas”, contou a aposentada Zilda Rocha.

Os sete pacientes que estão com diagnóstico confirmado ficaram alguns dias internados, mas receberam alta e continuam o tratamento em casa. Eles precisam tomar três comprimidos por dia por dois meses. A doença não tem cura, mas existem medicamentos para combater os sintomas.

Segundo a coordenadora técnica do CCZ, Ketren Gomes, a contaminação pode ser evitada com a higienização durante a manipulação e processamento da bacaba.

“Cuidado com a lavagem, aquecimento e principalmente a pasteurização, ou seja, realizar várias lavagens do alimento, com várias trocas de água e aquecer a mais de 45 graus para matar o protozoário”.

Quem apresentar algum sintoma da doença pode entrar em contato com o CCZ pelos telefones 0800 646 7020, 3411-7040 e 3411 7128.

Os sintomas mais comuns são: febre prolongada, dor de cabeça, fraqueza intensa e inchaço no rosto e pernas.

Suco foi feito com bacaba, que é uma palmeira típica da Amazônia — Foto: Reprodução/TV AnhangueraSuco foi feito com bacaba, que é uma palmeira típica da Amazônia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Suco foi feito com bacaba, que é uma palmeira típica da Amazônia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Comentários
você pode gostar também