Universitários da UFT e Unest são recebidos no MPTO e conhecem trabalho de defesa do direito à saúde

Universitários da UFT e Unest são recebidos no MPTO e conhecem trabalho de defesa do direito à saúde

Estudantes de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (Unest) estiveram na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO) na manhã desta quinta-feira, 14, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição.

O grupo foi recepcionado pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, que foi recém-removido para atuar na área de defesa da saúde pública em Palmas e discorreu sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público nesta área.

Thiago Ribeiro detalhou os aspectos constitucionais que se referem à saúde como um direito do cidadão e que atribuem ao Ministério Público a função de defesa do seu cumprimento. Ele também falou sobre a construção e a amplitude do Sistema Único de Saúde (SUS), que resultou de demanda e de mobilização da sociedade brasileira.

A promotora de Justiça aposentada Maria Roseli de Almeida Pery, que atuou por quase 20 anos na área da saúde, foi convidada a também falar aos universitários.

A visita dos estudantes faz parte do projeto “Ministério Público nas Universidades”, que é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) do MPTO e consiste na recepção a estudantes de diferentes universidades com o objetivo de aproximar o Ministério Público e a comunidade acadêmica.

O grupo foi trazido ao MPTO pelo professor Fabian Serejo Santana, que vem levando suas turmas para conhecer as instituições do Sistema de Justiça e conversar com os grupos sociais que se organizam e se mobilizam para reivindicar a efetivação dos seus direitos. A esta iniciativa acadêmica, ele deu o nome de projeto “Pense Direito”. Ele elogiou a iniciativa do Ministério Público de se organizar para receber alunos de Direito, ressaltando que esta experiência é fundamental para que os estudantes compreendam o papel social da instituição.

Estiveram no MPTO uma turma do campus da UFT de Palmas, da disciplina História do Direito; e duas turmas da Unest de Paraíso do Tocantins, das disciplinas História do Direito e Direito Constitucional. (Flávio Herculano)

Comentários
você pode gostar também