APOCALIPSE 19 -O governo da Guatemala pede “para não compartilhar informações falsas” após a erupção do Volcán de Fuego

O governo da Guatemala pede “para não compartilhar informações falsas” após a erupção do Volcán de Fuego

Postado: Jun 5 2018 18:08 GMT

Eles circularam imagens, áudios e pedidos de contribuições falsas entre os cidadãos guatemaltecos.

O governo da Guatemala pede "para não compartilhar informações falsas" após a erupção do Volcán de Fuego

Ideia aérea das conseqüências da erupção do vulcão de Fuego, Guatemala, o 4 de junho de 2018.
MINGOB / PNC / Reuters
Siga-nos no Facebook

A emergência causada pela erupção do Volcán de Fuego na Guatemala não escapou às ‘notícias falsas’. Nas redes sociais circulam imagens falsas e áudios que levaram ao Governo desse país para solicitar à cidadania: “Não compartilhe informações falsas”.

No primeiro caso, fotografias de lava queimada circularam e indicaram que era o vulcão guatemalteco, quando na realidade eram fotos da erupção do Kilauea no Havaí .

Ver imagen en TwitterVer imagen en Twitter

Gobierno Guatemala

@GuatemalaGob

El Gobierno de Guatemala aclara que estas imágenes no corresponden a la erupción del , sino que a una actividad volcánica registrada en Hawái. ¡No comparta información falsa! ⚠️

Ele também circulou entre os usuários de redes sociais Hospital Roosevelt na Cidade da Guatemala foi pedindo para doadores de sangue e medicamentos para abastecer vítimas da erupção do vulcão, uma questão que foi governada pelo mesmo hospital.

Da mesma forma, os cidadãos compartilharam um alerta sonoro de um possível terremoto , após o que ocorreu na manhã de segunda-feira, cuja magnitude foi de 5,2.

Antes deste rumor, o Coordenador Nacional para a Redução de Desastres (Conrad) emitiu um comunicado esclarecendo que “não é possível prever terremotos com qualquer método científico”; e eles conclamam a população a “não ser influenciada por informações infundadas”.

CONRED

@ConredGuatemala

BOLETÍN INFORMATIVO. Ante los rumores iniciados por un archivo de audio que circula en las redes sociales en que se predice la ocurrencia de un terremoto en Guatemala hoy por la tarde o noche, No es posible la predicción de sismos con ningún método científico.

“Nós recomendamos que eles não são mais falsas informações para redes sociais , ” pediu Sergio Cabañas, secretário-geral Conrad, citado pela Agência de Notícias da Guatemala. Ele ressaltou que essa desinformação “gera maior alarme e incerteza entre a população afetada e os guatemaltecos que residem fora do país”.

O vulcão de fogo teve uma erupção violenta no último domingo, o segundo deste ano. Até agora, restou um saldo de 69 vítimas, mais de 1,7 milhão afetadas e 3.100 evacuadas.

Comentários
você pode gostar também