Instituto bloqueia leitos de UTIs para Covid nos maiores hospitais do Tocantins


Leitos de UTI foram bloqueados no Tocantins — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Leitos de UTI foram bloqueados no Tocantins — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) que administra leitos de UTI para Covid-19 nos três maiores hospitais do Tocantins, anunciou nesta quarta-feira (20) o bloqueio de parte dos leitos. A justificativa apresentada pelo instituto é de que há risco de desabastecimento nas unidades, mas não foi informado qual o produto que está sob risco de faltar. Os funcionários do ISAC estão sem receber desde novembro, segundo o instituto, por falta de repasses do governo.

O ISAC disse que os leitos bloqueados estão no Hospital Geral de Palmas e também nos Hospitais Regionais de Araguaína e Gurupi. Não foi especificado na nota o número de leitos que vão ficar fechados. Segundo a nota, “atualmente, as unidades citadas não possuem condições de novas admissões até que o abastecimento seja normalizado pelos fornecedores”.

A nota afirma ainda que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia sido notificada sobre o risco de desabastecimento em três ocasiões e que a situação não foi normalizada.

O painel que monitora a ocupação de leitos na rede hospitalar, o Integra Tocantins, indica que até à 16h havia 43 pacientes internados nas UTIs das três unidades citadas pelo ISAC e 24 vagas livres nos três hospitais. Veja a situação de cada hospital:

  • Hospital Geral de Palmas – 17 leitos ocupados e 13 livres (57% de ocupação)
  • Hospital Regional de Araguaína – 12 leitos ocupados e cinco livres (71% de ocupação)
  • Hospital Regional de Gurupi – 14 leitos ocupados e seis livres (70% de ocupação)

 

Já há relatos de pacientes que aguardam transferências para UTIs nas unidades e não estão conseguindo. É o caso de Carlos Antônio Pereira Paz. Ele está internado na Unidade de Pronto Atendimento da região norte da capital e a família conseguiu uma liminar na Justiça que determina a transferência dele para uma UTI. Uma sobrinha do paciente informou que quando a UTI móvel chegou para realizar a transferência eles foram informados que o HGP não poderia receber o paciente. A justificativa apresentada a eles foi de falta de pagamento de salário aos enfermeiros.

O ISAC admitiu que os funcionários estão sem receber desde novembro, mas informou que o problema é devido a falta de repasses do Governo do Tocantins. O instituto afirma no entanto que o bloqueio dos leitos é por causa do risco de desabastecimento e não dos atrasos nos pagamentos.

A SES foi procurada para explicar a situação e dizer para onde os pacientes que precisarem de UTI serão encaminhados enquanto o bloqueio durar. O G1 aguarda retorno da pasta.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu terceirizar o gerenciamento e operacionalização dos leitos de UTI adultos do Hospital Geral de Palmas e dos Hospitais Regionais de Gurupi e Araguaína em agosto. O governo contratou o Instituto Isac pelo valor de R$ 33,2 milhões, sem licitação. O contrato tem validade de pelo período de seis meses, mas prevê a prorrogação sucessiva enquanto durar a pandemia.

Veja a nota do ISAC na íntegra

Após comunicar, por três vezes, o risco de desabastecimento para a Secretaria Estadual de Saúde, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realizou o bloqueio dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 dos hospitais regionais de Gurupi e Araguaína, bem como, do Hospital Geral de Palmas.

A iniciativa se fez necessária diante dos índices críticos de abastecimento, sendo prioritário garantir a assistência adequada aos pacientes já internados. Atualmente, as unidades citadas não possuem condições de novas admissões até que o abastecimento seja normalizado pelos fornecedores.

Desde dezembro, por meio de ofícios, o ISAC vem alertando sobre o risco do desabastecimento devido à ausência do repasse financeiro destinado ao pagamento de fornecedores, que estão desde novembro sem receber.

Para o Instituto, o momento é de tristeza e de solidariedade aos colaboradores das UTIS Covid-19 de Araguaína, Gurupi e Palmas, que aguardam seus salários, e aos prestadores de serviços.

O compromisso do ISAC é, assim que o recurso do contrato for creditado em conta, quitar de imediato a folha de pagamento do mês de dezembro dos colaboradores e iniciar o processo de reabastecimento das UTIs Covid-19 pertencentes ao Governo do Tocantins.

O Instituto ressalta que para cada projeto que gerencia é aberta uma conta específica e apenas os recursos do próprio contrato podem ser usados para pagamentos e manutenção do serviço. Por uma questão legal, o ISAC é proibido de usar o recurso de outro contrato para pagar as despesas, inclusive de pessoal.

Comentários
você pode gostar também