GENEALOGIA DE JACÓ

Descrição do século 17 do estupro de Diná.

Diná, filha de Leia e Jacó, saiu para visitar as mulheres de Siquém, onde seu povo havia feito acampamento e onde seu pai Jacó tinha comprado a terra onde tinha armado sua tenda. Siquém, filho de Hamor, o príncipe da terra, “agarrou-a, se deitou com ela e humilhou-a. E sua alma se apegou a Diná … ele amou a moça e falou-lhe ao coração”[2], e Siquém pediu a seu pai que obtivesse Diná para ele, para ser sua esposa.

Hamor veio a Jacó e pediu Diná para seu filho: “Faça casamentos conosco; dai vossas filhas para nós, e tomai as nossas filhas para vós. Você deve habitar conosco, e a terra será aberta para você”, e Siquém ofereceu a Jacó e seus filhos de qualquer dote que eles determinassem. Mas “os filhos de Jacó, responderam a Siquém e Hamor seu pai, enganosamente, porque ele tinha contaminado sua irmã Diná”, dizendo que aceitaria a oferta se os homens da cidade concordassem em ser circuncidados.

Então os homens de Siquém foram enganados, e foram circuncidados, e “no terceiro dia, quando os homens sentiam mais forte a dor da circuncisão, dois dos filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram suas espadas e caíram sobre a cidade de surpresa, e mataram todos os homens. Eles mataram Hamor e Siquém, seu filho com a espada, e, tirando Diná da casa de Siquém, foram embora. “E os filhos de Jacó saquearam o que estava na cidade e no campo, “todas as suas riquezas, todos os seus pequeninos e suas esposas, tudo o que estava nas casas.”

“Então Jacó disse a Simeão ea Levi: ‘Vocês trouxeram problemas em fazendo-me odioso aos habitantes da terra, os cananeus e os perizeus; sendo nós pouca gente, eles se reunirão contra mim e me atacarão e eu serei destruído, tanto eu como minha casa.’ Mas eles disseram: ‘Abusaria ele de nossa irmã, como se fosse prostituta?'”

História de Diná

Quando Diná tinha cerca de seis anos de idade, Jacó passou a habitar em Canaã, na cidade de Sucote. Diná havia nascido em Harã, quando seu pai ali morava. (Génesis 31:41 ou 34.) Perto do acampamento de Jacó e sua família ficava a cidade de Siquém. Era para lá que Diná se dirigia frequentemente para visitar as moças cananéias locais, que não partilhavam dos costumes religiosos dos descendentes de Abraão. Durante uma dessas visitas regulares, Siquém, filho de Hamor, o maioral, violou Diná. Siquém apaixonou-se por Diná e esta ficou em casa dele até que Simeão e Levi decidiram vingar sua irmã. Com um plano ardiloso, eles convenceram os homens de Siquém a efectuarem a circuncisão em troca da mão de Diná em casamento. Daí, enquanto os habitantes da cidade ainda estavam em convalescença, os dois irmãos atacaram a cidade e mataram todos os homens, incluindo Hamor e Siquém.

Anos mais tarde, Diná participou na deslocação da sua família para o Egito a convite de seu irmão José.

Arvore genealógica

Terá
Sara[3]
Abraão
Agar
Harã
Naor
Ismael
Milca
Iscá
Ismaelitas
7 filhos[4]
Betuel
1ª filha
2º filha
Isaque
Rebeca
Labão
Moabitas
Amonitas
Esaú
Jacó
Raquel
Bila
Edomitas
Zilpa
Lia
1. Rúben
2. Simeão
3. Levi
4. Judá
9. Issacar
10. Zebulom
11. Diná
7. Gade
8. Aser
5. 
6. Naftali
12. José do Egito
13. Benjamin

Comentários
você pode gostar também