Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação

Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação

 

(Divulgação/Gazeta do Cerrado)

Gazeta do Cerrado a partir de hoje vai mostrar as propostas de cada candidato ao governo direcionadas a diferentes áreas, todos os dias os leitores poderão conhecer e identificar quais as prioridades de cada aspirante ao governo do Tocantins.

Nesta sexta-feira, 21, apresentaremos as propostas direcionadas a área da educação, de acordo com o plano de governo que eles registraram no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação
– Divulgação

Mauro Carlesse (PHS)

O Governador e candidato a reeleição abordou as prioridades no seu governo na área de educação e tratou a respeito do trabalho que já vem sendo desenvolvido. 

Formar uma sociedade preparada para inclusão no século de domínio tecnológico. Para que isso ocorra é necessário a readequação do sistema de ensino e de toda sua estrutura fisica para readapta-la a uma nova realidade de ensino. Uma educação de referência é a nossa meta,. Iremos adotar ações integradas que visam potencializar a estruturação de uma sociedade capaz de ser transformadora e criativa na construção de um estado prospero. O modelo de escola de tempo integral será objetivo de adoção na politica estadual de ensino bem como a implantação de escolas técnicas e militares.

Ensino Superior 

O ensino superior ofertado pelas unidades da Unitins estão passando por amplo processo de restruturação. Primeiramente pelo normalização do quadro de servidores que é um ponto fundamental para a garantia de um ensino de qualidade.

A expansão de novas unidades para municípios polos estão sendo realizadas pela instituição que deverá interiorizar a oferta de cursos superiores de conformidade com a demanda do mercado. Cursos nas áreas tecnologicas estão sendo estudados para ampliar a oferta num mercado cada dia mais competitivo. A criação e implantação da universidade do norte do Tocantins está sendo acompanhada pelo nosso Governo e estaremos trabalhando junto a nossa bancada no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal para sua concretização.

 

Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação
Foto: Divulgação

Carlos Amastha (PSB)

O candidato elaborou uma lista com propostas que pretende implantar dentro da educação do Tocantins. 

  •  Realizar parcerias para implantação de Escolas de Tempo Integral Temáticas de acordo
    com as aptidões econômicas e culturais das Regiões Estratégicas de Desenvolvimento –
    RED;
  •  Concluir as 8 (oito) Escolas de tempo integral que estão inacabadas e construir mais 20
    (vinte) escolas de tempo integral em diferentes regiões do Estado, atendendo sobretudo
    o interior do Tocantins;
  • Promover parcerias entre os municípios e o estado para integrar o uso da infraestrutura
    para a melhoria da qualidade de ensino em todo o Tocantins;
  •  Atingir índices progressivos de excelência, com a oferta de educação de qualidade:
    profissional/docente, rendimento escolar docente e discente, administrativo e de
    recursos didáticos pedagógicos;
  •  Implantar ações, políticas e metas para aumentar o índice de Desenvolvimento da
    Educação Básica – IDEB, e ações para a universalização do Ensino Fundamental na IDADE CERTA com parceria com os municípios;
  •  Desenvolver políticas para a valorização dos Profissionais da Educação em todos os
    segmentos com a garantia dos direitos e a ampla participação de todos na formulação
    das políticas educacionais;
  •  Criar programas de formação continuada, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e
    doutorado para os profissionais da educação, assim como estratégias de formação em
    viagens de estudos, feiras literárias, congressos científicos e residência pedagógica;
  • Implantar programa de gestão democrática escolar, com eleições diretas para o cargo
    de diretor, integrado com programas de formação e participação da comunidade
    escolar;
  • Fortalecer a educação de jovens e adultos nas modalidades presenciais e a distância e
    programas alternativos voltados para a educação da pessoa idosa, comunidades
    tradicionais e pessoas em situação de risco;
  •  Desenvolver políticas de inclusão e de acessibilidades para estudantes com deficiência,
    transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação para que
    essas possam usufruir das escolas com qualidade e respeito;
  • Investir em programas de atendimento a educação indígena, quilombola, ribeirinhos,
    atingidos por barragens de forma qualificada e centrada na cultura local;
  • Reformular a Educação do Campo integrando aos projetos de desenvolvimento local
    sustentável em parceria com instituições de pesquisa, desenvolvimento e extensão
    rural;
  •  Promover Educação Básica de qualidade nas Unidades Prisionais do estado e para
    pessoas em medida socioeducativa, tendo como estratégia a formação pelo trabalho e
    para a autonomia plena dos sujeitos;
  • Estimular no currículo escolar as questões ligadas as garantias dos Direitos Humanos,
    protagonismo e empreendedorismo social
  •  Investir na merenda escolar, nos uniformes e no transporte de qualidade com
    investimento local e descentralizado garantindo condições para o melhor desempenho
    dos estudantes na escola e de desenvolvimento das economias municipais;
  • Melhorar a infraestrutura das escolas desenvolvendo políticas de contratação de
    serviços e produtos regionais valorizando a economia local;
  • Investir em tecnologias educacionais para a melhoria do currículo;
  •  Implantar sistema de matrículas integradas – via internet – conjuntamente com os
    municípios para promoção e atendimento de todos os jovens e famílias demandantes;
  • Investir na infraestrutura de laboratórios e internet nas escolas para a melhoria da
    qualidade de ensino e inclusão digital do professor e do aluno;
  •  Implantar novos programas de educação profissional com ênfase nas tecnologias, no
    trabalho criativo, nas novas demandas do mundo do trabalho com a perspectiva de
    ampliar as cadeias produtivas regionais e locais;
  •  Implantar estrutura curricular bilíngue com ênfase na Língua Brasileira de Sinais – Libras atendendo a comunidade de surdos do Estado do Tocantins;
  •  Estabelecer programa para a inclusão dos jovens ao ensino médio com o objetivo de
    atingir a totalidade deste público que não está acessando a escola
  •  Implantar e aprimorar a Base Comum Curricular no estado do Tocantins;
  •  Desenvolver políticas e parceiras para a redução do analfabetismo para a população
    acima de 15 anos em todo e Estado nos próximos quatro (4) anos;
  •  Melhorar as parcerias com escolas confessionais, APAES, Anjo Azul, e outras com
    investimentos adequados que possam garantir a qualidade;
  •  Implantar o programa “HORTA NA ESCOLA” como política de educação no campo
    desenvolvendo habilidades para a produção de alimentos orgânicos com foco na
    sustentabilidade e no meio ambiente;
  •  Implantar os jogos escolares e jogos abertos para todo o estado com a participação de
    estudantes a partir dos 4 anos de idade;
  • Realizar de forma integrada e com parcerias o Festival de artes e cultura das escolas no
    Tocantins;
  •  Implantar a Feira de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de maneira
    articulada nas escolas do Tocantins.

 

Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação
(Divulgação)

Márlon Reis (REDE)

O candidato falou a respeito dos objetivos do seu plano de governo ao se tratar da Educação no Tocantins. 

O objetivo do Governo Málon Reis na área de educação é o de, em primeiro lugar, implantar uma política de capacitação continuada dos docentes, inclusive para fortalecimento do uso da “Tecnologia da Informação” em sala de aula. Implantar eleições internas para definição do quadro administrativo das escolas estaduais. Promover a modernização das estruturas, mobiliários e equipamentos escolares, com o intuito de propiciar uma melhor satisfação do quadro administrativo, dos docentes e dos alunos.

  • Valorização do professor: melhorar as condições de trabalho dos profissionais da Educação.
  • Estabelecimento de convênios e parcerias com universidades visando a modernização dos processos de ensino e aprendizagem – com forte política de capacitação dos docentes visando o uso de Tecnologia da Informação na sala de aula. Além melhorar a informatização dos processos administrativos e acadêmicos de todas as Escola.
  •  Promover o apoio ao esporte escolar com a realização de
    competições em todas as modalidades. Olimpíadas escolares anuais.
  •  Autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial para a UNITINS, com a convocação imediata de eleição direta para Reitor.
  •  Adoção de programas de aprendizes e estagiários, em articulação com a iniciativa privada e em cooperação com o CIEE e com o Sebrae.
  •  Implementação, em todas as escolas, em articulação com o Sebrae, do Programa Estadual da Educação Empreendedora.
  • Instituição do Prêmio Estadual Jovem Cientista, em cooperação com as universidades e escolas públicas e privadas e com o empresariado.
  •  Programa “ESCOLA-COMUNIDADE” – tem por objetivo realizar a integração da comunidade comas escolas da rede estadual de ensino.
  • Realização de eleições diretas para o cargo de diretor de todas as escolas estaduais
  • Programa de combate às drogas, que terá por objetivo alertar e orientar nossos jovens dos perigos e dos efeitos das drogas.
  • Aumento da qualidade da merenda oferecida nas escolas sob a condução da SEDUC-TO
  • em articulação com outras secretarias.

Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação

César Simoni (PSL)

O candidato abordou dentro do seu plano de governo as prioridades na área da Educação. 

Vou otimizar os recursos federais, de forma a prestar um serviço de qualidade e
eficiência. Vamos investir na qualificação dos professores, gratificando-os na forma da Lei por meritocracia. Vamos combater a degradação estrutural, funcional e estudantil das escolas estaduais. Vou implementar o quanto possível mais e mais escolas militares. Vou extirpar dos currículos escolares qualquer discussão sobre ideologia de gênero e partidária. A escola que eu quero para o meu Estado é aquela que ensina matemática, português, ciências enfim, matérias necessárias a conferir um ensino de qualidade desde a base até o ensino médio. Escola onde o aluna respeita o professor e as diretrizes voltadas para o convívio harmônico e educado. E finalmente, vamos retornar para as escolas o sentimento de patriotismo, honrando o hino e a bandeira nacional.

Compare as propostas dos cinco candidatos ao Governo para a área da Educação

Bernadete Aparecida (PSOL)

A candidata do PSOL apresentou uma lista de propostas com seu plano de governo para área de educação. 

  • Ampliação do orçamento do estado para a educação (de Acordo com o previsto na
    Constituição Estadual – 35%) expandindo a rede pública de ensino e implantando efetivamente a escola de Tempo integral.
  • Redução do número de alunos por sala de aula e ampliação Da rede, através de reformas das escolas existentes e construção de novas unidades.
  •  Projeto político-pedagógico ─ ensino, aprendizagem, avaliação ─ formulado com a participação da comunidade envolvida. Projeto crítico voltado para a garantia da universalização da educação pública, gratuita, de qualidade e que fomente a participação social e o pensamento crítico dos/das educandos/as.
  • Valorização dos educadores, com plano de carreira unificado (Professores e funcionários administrativos) que incentive a Permanência na profissão e a formação continuada, e a realização de concurso para professores e técnicos. Eleição para diretores nas escolas estadual do Tocantins.
  • Estrita observação do cumprimento dos eixos do Plano Nacional de Educação com prioridade para o eixo de garantia de uma educação voltada ao respeito e promoção da diversidade e valorização dos profissionais da educação
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