Governo Bolsonaro confirma saída do Pacto de Migração da ONU

Governo Bolsonaro confirma saída do Pacto de Migração da ONU

Autor:  Nenhum comentário Compartilhar:    
Imagem: Reprodução

Em telegrama emitido nesta terça-feira (8), o Ministério das Relações Exteriores pediu a diplomatas brasileiros que comuniquem à ONU que o Brasil saiu do Pacto Global para a Migração, ao qual o país tinha aderido em dezembro, no fim do mandato de Michel Temer.

O documento solicita “informar, por nota, respectivamente ao Secretário-Geral das Nações Unidas e ao Diretor-Geral da Organização Internacional de Migração, ademais de quaisquer outros interlocutores considerados relevantes, que o Brasil se dissocia do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular“.

O documento diz ainda que o Brasil não deverá “participar de qualquer atividade relacionada ao pacto ou à sua implementação“.

Nas últimas semanas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, já haviam anunciado no Twitter que o país deixaria o pacto.

Araújo classificou como um “instrumento inadequado para lidar com o problema(migratório)”, defendendo que “imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país“.

Comentários
você pode gostar também