Rio sul-coreano fica vermelho após ser poluído com sangue de porco

Rio sul-coreano fica vermelho após ser poluído com sangue de porco

  • 12 novembro 2019
O rio ficou vermelho depois que os porcos foram mortosDireitos autorais da imagemYEONCHEON IMJIN RIVER CIVIC NETWORK
Image captionO rio ficou vermelho com o sangue de milhares de porcos abatidos

Um rio perto da fronteira entre a Coréia ficou vermelho depois de ser poluído com sangue das carcaças de porco.

As autoridades sul-coreanas haviam abatido 47.000 porcos na tentativa de impedir a propagação da peste suína africana (ASF).

Chuvas fortes fizeram o sangue fluir de um local de sepultamento na fronteira para um afluente do rio Imjin.

A peste suína africana é altamente contagiosa e incurável, com uma taxa de sobrevivência quase nula para porcos infectados, mas não é perigosa para os seres humanos.

As autoridades locais descartaram preocupações de que o sangue possa causar a propagação da peste suína africana a outros animais em risco, dizendo que os porcos já haviam sido desinfetados antes de serem abatidos.

Ele também disse que medidas de emergência foram tomadas para evitar mais poluição.

Um surto na Ásia

A operação de abate foi realizada no fim de semana. Dizia-se que as carcaças foram deixadas dentro de vários caminhões do lado de um enterro perto da fronteira inter-coreana.

Um atraso na produção de recipientes de plástico usados ​​para o enterro significa que os enterros não podem ser realizados imediatamente.

Uma foto aérea mostra trabalhadores vestindo roupas de proteção e dirigindo porcos para matar em uma fazendaDireitos de imagemGETTY IMAGES
Image captionA Coréia do Sul tem abatido porcos em resposta à peste suína

O ASF só foi descoberto recentemente na Coréia do Sul, e havia especulações de que ele chegasse através de porcos atravessando a zona desmilitarizada (DMZ), fortemente protegida, que separa o norte e o sul.

O primeiro caso de ASF foi recodificado na Coréia do Norte em maio, e o Sul fez grandes esforços para mantê-lo de fora, incluindo cercas de fronteira.

As forças armadas sul-coreanas foram autorizadas a matar qualquer javali visto atravessando a zona desmilitarizada.

Apesar das precauções, a Coréia do Sul relatou seu primeiro caso em 17 de setembro – com o total agora em 13. Há cerca de 6.700 fazendas de porcos na Coréia do Sul.

Grande parte da Ásia foi afetada pelo surto, incluindo China, Vietnã e Filipinas. Cerca de 1,2 milhão de porcos foram abatidos somente na China.

Comentários
você pode gostar também