Venezuelanos usam cartazes de papelão em semáforos de Palmas para pedir emprego ou ajuda

Por G1 Tocantins

 


Venezuelano pede ajuda para resgatar a família — Foto: DivulgaçãoVenezuelano pede ajuda para resgatar a família — Foto: Divulgação

Venezuelano pede ajuda para resgatar a família — Foto: Divulgação

Os moradores que frequentam a região central de Palmas têm se deparado com venezuelanos nos semáforos da cidade. Desde a última segunda-feira (18), pai e filho usam cartazes feitos de papelão para pedir trabalho ou ajuda para a família. O objetivo é conseguir dinheiro para trazer sete familiares da Venezuela para o Brasil.

Um dos homens que faz o apelo é Jesus Daniel Afonzo Valladares. Desempregado, ele diz que chegou em Palmas depois de passar por algumas cidades em busca de emprego. O homem tem seis filhos pequenos e a mulher que precisam de ajuda financeira na Venezuela.

Afonzo conta que já morava no Brasil, mas a família se desestabilizou quando o irmão dele, que cuidava dos parentes, foi morto em uma das manifestações decorrentes da crise que o país está enfrentando.

Ele trabalhou um ano em Roraima e passou por Goiás. Antes de chegar ao Tocantins, moradores que se sensibilizaram com a história criaram uma vaquinha online que arrecada dinheiro e ajudá-lo.

“Eu vou juntando e quando tenho dinheiro suficiente, mando para a minha família. De três em três meses ou uma vez por semana. Eles estão passando fome e estão desprotegidos”, disse Afonzo.

O venezuelano conta que tem experiência como marceneiro. Enquanto não consegue emprego, ele e o filho pagam diária em um hotel usando doações. Além disso, gastam com a alimentação diária.

Apesar das dificuldades, o homem tem esperança de poder morar de novo com quem mais ama. “Quero trazer a família para cá. Se eu tiver oportunidade quero em Palmas. É um pouco quente, mas é muito bom. As pessoas estão me ajudando”.

Venezuelano tem o sonho de poder morar com a família novamente — Foto: Arquivo pessoalVenezuelano tem o sonho de poder morar com a família novamente — Foto: Arquivo pessoal

Venezuelano tem o sonho de poder morar com a família novamente — Foto: Arquivo pessoal

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários
você pode gostar também