Câmara de Palmas homenageia poetas e escritores locais

Câmara de Palmas homenageia poetas e escritores locais

publicado 14/03/2024 18h53, última modificação 14/03/2024 18h53

Colaboradores: Texto: Paulo de Deus; Foto: Chico Sisto
Câmara de Palmas homenageia poetas e escritores locais

 

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (14), no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca, uma sessão solene em homenagem aos poetas e escritores do município. Durante a cerimônia, diversas personalidades locais foram homenageadas com certificados de reconhecimento à contribuição cultural e promoção da leitura na capital.

A Mesa de honra foi composta com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Alessandro Assis, do secretário de Estado de Cultura, Tião Pinheiro, da presidente da Academia Tocantinense de Letras Meire Sônia, e do presidente da Academia Palmense de Letras, Josafa Miranda.

Abrindo a solenidade, o professor Adão Francisco de Oliveira recitou um poema de sua autoria denominado: “Saga de Canudos”.

Em seu discurso, o vereador Eudes Assis (PSDB), autor do requerimento para a realização da solenidade, destacou a importância da cultura na preservação da história de Palmas e do Tocantins. “Devemos valorizar nossos poetas, pois são eles os guardiões da memória viva do povo tocantinense. A história de Palmas e do Tocantins está presente no rosto de cada homem e mulher que fazem a nossa cultura”, afirmou Eudes.

O secretário de estado de Cultura, Tião Pinheiro, parabenizou o vereador Eudes e a Câmara Municipal pela realização da sessão solene. “Parabéns ao vereador e a esse Parlamento pela realização desta solenidade. Vivemos um momento ímpar, com iniciativas tanto em nível federal quanto estadual para retomar os investimentos em cultura após enfrentarmos a pandemia e os desafios dos últimos anos. Este evento é um marco importante para a valorização da cultura em nosso Estado e na nossa capital”, ressaltou.

Também discursaram na solenidade, os vereadores Marilon Barbosa (União), Major Negreiros (PSDB), a vereadora Solange Dualibi (PT), a jornalista Maju Coutrin, o jornalista Antônio Guimarães, o escritor Stephson Kim Nunes, o escritor Luis Pereira, o poeta Toninho de Arapapá Barbosa e a escritora Deise Raquel Cardoso.

Confira os nomes dos homenageados:

Antônio Calos Fernandes Guimarães

Tom Lyra

Josafá Miranda de Souza

Lucimar Pereira dos Santos

Wertemberg Nunes

Osmar Casagrande Campos

Stephson Kim Nunes

Adão Francisco de Oliveira

Aristides Sambaíba

Luiz Pereira da Costa

Toninho de Arapapá Barbosa

Deise Raquel Cardoso

Maximiano Santos Bezerra

Cleber Toledo

Agostinho Quintino Batista

Jamir Lourenço Filho

Antônio Chryssippo de Aguiar

Flavio Clark

Luiz Teixeira

Iolete dos Santos Águiar

Luciana Aglantzaski

Luis Otávio Fraz

Jales Paniago

Marinalva Rego Barros

Márcio Gonçalves Moreira

Múcio Brenkefild

Meire Sônia Mattos

Francisquinha Laranjeira Carvalho

Josafá Miranda de Souza

Júnio Batista

Lucelita Maria

Jardilene Gualberto

Comentários
você pode gostar também