Comissão Eleitoral nega recurso de Elizeu e mantém vitória de Cleiton Pinheiro no Sisepe; oposição avisa que vai à Justiça

Comissão Eleitoral nega recurso de Elizeu e mantém vitória de Cleiton Pinheiro no Sisepe; oposição avisa que vai à Justiça

A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Servidores do Estado (Sisepe) rejeitou nessa sexta-feira, 17, recurso da chapa 2, do candidato a presidente da oposição, Elizeu Oliveira, e manteve a reviravolta que anunciou na segunda-feira, 13, e que tirou a vitória da oposição para dá ao atual presidente Cleiton Pinheiro. Assim, a comissão confirmou a nulidade dos votos das urnas de Araguaína. Foi dessa forma que se deu a virada de mesa. Com os votos da cidade do norte do Estado, Elizeu venceria por 927 a 884, sem eles, Cleiton se tornou o vencedor por 792 a 772.

Sequer pode ser conhecido

De pronto, a comissão afirma na Ata de Julgamento que, preliminarmente, o recurso de Elizeu “não pode sequer ser conhecido”, uma vez que a chapa dele, diz o documento, “está buscando reverter uma decisão proferida de acordo com seu próprio requerimento [da oposição]”. “Consta expressamente o pedido de impugnação das mesários, o que foi devidamente atendido pela comissão eleitoral”.

Foi negado

No entanto, em dura nota na terça-feira, 14, Elizeu explicou que sua chapa pediu foi a substituição de mesários de Araguaína antes da votação ocorrer, “algo que foi negado pela Comissão Eleitoral”. “Essa solicitação foi feita porque os mesários da cidade eram parentes de primeiro grau do candidato a diretor regional da chapa de Cleiton Pinheiro – mãe e duas irmãs”, disse o candidato da oposição.

Substituição ou impugnação?

O que a comissão eleitoral alega é que a chapa de Elizeu não pediu a substituição das mesárias, mas sua impugnação, e o requerimento teria sido feito duas vezes no dia da eleição. Segundo a ata de julgamento, substituição e impugnação “têm institutos jurídicos completamente distintos”.

Só divulgou resultado

Além disso, a comissão sustenta que no dia 10, data da votação, após apuração, apenas divulgou resultado e não declarou nenhum vencedor. De acordo com a ata de julgamento, o resultado final foi mesmo proclamado apenas na segunda-feira, com o anúncio de que foi a chapa de Cleiton Pinheiro a ganhadora da eleição.

Vai à Justiça 

A Comissão Eleitoral informou que agora será publicada uma ata com o Resultado Final da Eleição e a composição integral dos eleitos. Elizeu Oliveira avisou que vai aguardar a retomada das atividades do Judiciário, que entrou em recesso nessa sexta-feira, para ingressar com uma ação.

você pode gostar também