Cuba é o segundo maior exportador de refugiados para o Brasil


Cuba é o segundo maior exportador de refugiados para o Brasil
Publicado por Tarciso Morais em 16 Abril, 2018
Categorias
Tags


Além dos fugitivos da ditadura Maduro na Venezuela, cubanos também estão chegando ao norte do Brasil. Nos últimos dois anos, 3.744 deles entraram no país.

Os refugiados de Cuba formam o segundo maior contingente de estrangeiros registrados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério das Relações Exteriores, atrás somente dos venezuelanos, superando haitianos e angolanos.

Segundo informações do Jornal do Brasil:

Comparando os dados do ano passado com 2015, o número de cubanos que pediu ao Conare o reconhecimento do status de refugiado aumentou 352%. O fluxo de cubanos para o País começou em 2015. Antes, de 40 a 145 cubanos batiam na porta do conselho por ano.

‘Eles estão chegando quase toda semana’, afirma Eliana Vitaliano, coordenadora do Centro da Pastoral do Migrante da Igreja, em Cuiabá (MT). Na vizinha Várzea Grande, os cubanos montaram uma pequena colônia e se dedicam ao comércio de roupas. Vakdez está no abrigo da pastoral há 20 dias. Ainda não conseguiu emprego, mas já tem carteira de trabalho. Preferiu ficar em Cuiabá a ir para São Paulo por acreditar que a capital mato-grossense era um lugar mais pacato.

Comentários
você pode gostar também