Fies Uma Armadilha Que Endividou Muitos Jovens E Enriqueceu Empresários

VOCÊ SABIA?
Fies Uma Armadilha Que Endividou Muitos Jovens E Enriqueceu Empresários
Da Redação
17/04/2018

A Farsa Do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) criado em 1990, para financiar do ensino superior em universidades particulares. O estado empresta o dinheiro para o aluno e a dívida só é cobrada após o término dos estudos. Na teoria o jovem ja seria um profissional capacitado e trabalhando e poderiam facilmente retornar o investimento aos cofres públicos.

Em grande parte dos casos não é isso que acontece, o programa é uma grande farsa, os governos petista sempre fizeram uma propaganda muito positiva do FIES, mostraram o programa como o beneficio que garante ao pobre uma vaga em universidade e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Embora o programa pareca muito bom não passa de uma farsa, uma oportunidade para encher o bolso de empresários de dinheiro. Nos governos petista o Fies foi ampliado de forma estratosférica e foi peça de campanha do partido, aliás até nos dias de hoje alguns ainda acreditam que foi o PT o criador desta grande farsa.

A ampliação do programa foi feita pouco antes do estouro de uma enorme crise no país, algumas alterações facilitaram o acesso ao FIES, que teve um crescimento expressivo: de 76 mil contratos ao final do governo Lula em 2010, passou a 733 mil em 2014, ano da reeleição de Dilma.

Logo após este absurdo crescimento tivemos um aumento drástico também na inflação que desestabilizou o mercado e atingiu em cheio aos mais jovens e recém formados. Ao serem pegos de surpresa, muitos jovens recém formados desempregados com um mercado quebrado se viram atolado em dívidas.

A liberação do crédito foi uma armadilha dos picaretas para dar dinheiro do Estado para empresários e transferir a conta para os jovens estudantes que só queriam melhores condições de emprego.

Mais da metade dos estudantes que deveriam estar pagando as parcelas hoje não está conseguindo pagar.

Com toda essa manobra dos governos petistas, muitas faculdades privadas surgiram e cresceram nos últimos 10 anos. Grande parte delas formaram conglomerados empresariais. A Kroton, maior empresa de educação do mundo, é uma brasileira com receita líquida de R$ 5,2 bilhões anuais. Na prática, o papel do governo foi de garantir um fluxo constante e crescente de “clientes” para as faculdades privadas, incentivando com a oferta de crédito fácil um crescimento assombroso desse setor. Mais uma vez, o Estado foi um verdadeiro balcão de negócios, vendendo nossa vontade legítima de trabalhar com dignidade.

Comentários
você pode gostar também