Militares transformaram Tiradentes em herói nacional Data de 21 de abril virou feriado em 1890, pouco depois da Proclamação da República

Militares transformaram Tiradentes em herói nacional
Data de 21 de abril virou feriado em 1890, pouco depois da Proclamação da República

21.abr.2018 às 2h00

O dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, tornou-se feriado nacional em 1890, poucos meses após a Proclamação da República (1889). A data fazia parte de uma lista de dias comemorativos instituídos pelo governo provisório chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca.

Na época, após a derrubada da Monarquia, os líderes republicanos buscavam a figura de um herói nacional capaz de atrair o apoio da população à nova forma de governo. O escolhido foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
1 18
O Dia de Tiradentes em 18 imagens


















O ator Julio Machado, que protagoniza o filme ‘Joaquim’, de Marcelo Gomes. Longa, de 2017, retrata a formação da consciência política de Tiradentes /Divulgação

Nascido em Minas Gerais em 1746, Tiradentes foi tropeiro, mascate, dentista (daí o apelido) e militar, chegando ao posto de alferes (subtenente) no Regimento de Cavalaria Regular.

Na tropa entrou em contato com os ideais iluministas e da Revolução Americana, os quais inspiraram a Inconfidência Mineira, movimento que pregava o rompimento com Portugal e no qual Tiradentes tomou parte.

A revolta teve como estopim a cobrança de impostos da Coroa portuguesa, mas foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e os participantes acabaram presos.

Dos condenados à morte, Tiradentes foi o único que teve a pena executada e acabou enforcado em 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e os membros, espalhados pelo caminho do Rio de Janeiro a Minas Gerais.
ÍCONE

A trágica história do alferes tornou-o popular durante o Império (1822-1889), quando sua imagem passou a ser associada à de um mártir cristão. Sua figura foi exaltada por Bernardo Guimarães e Castro Alves (“Ei-lo, o gigante da praça,/ O Cristo da multidão!/ É Tiradentes quem passa…/ Deixem passar o Titão”).

Até mesmo a obra “História da Conjuração Mineira” (1873), de Joaquim Norberto, que tinha o intuito de desmoralizá-lo, acabou por reforçar o mito. O retrato que o autor fez de um Tiradentes caminhando para a morte eivado de misticismo caiu no gosto popular.

Foi, no entanto, com as artes plásticas que a figura de Tiradentes entrou para o imaginário nacional como uma espécie de Jesus Cristo brasileiro. Contribuíram para isso os retratos de Décio Villares, de 1890, e Pedro Américo, com seu icônico “Tiradentes Esquartejado”, de 1893.

Apesar de ter sido pintado com barba e cabelos longos, o mais provável é que tenha sido enforcado com a cabeça e o rosto raspados.
“Tiradentes Esquartejado”, tela de Pedro Américo – Reprodução
MILITARES

A construção do herói Tiradentes não ficou restrita ao início da República. Ao longo do século 20, os militares novamente o invocariam em momentos de mudança de regime.

Em 1946, logo após a Era Vargas (1930-1945), o presidente Eurico Gaspar Dutra, oficial do Exército, decretou Tiradentes patrono das polícias civis e militares. Já em 1965, no governo Castelo Branco, a ditadura militar o alçou a patrono cívico da nação brasileira.

ENDEREÇO DA PÁGINA
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/militares-transformaram-tiradentes-em-heroi-nacional.shtml
comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EDUARDO GIULIANI – GIULIANIGROWTHHá 9 horas

E não deveria? Um dos primeiros brasileiros a questionar a opressão que os portugueses faziam para impedir a evolução do Brasil. A Inconfidência parece ter sido o primeiro grande movimento rumo à Independência buscando os interesses da comunidade nacional. RESPONDA
2 DENUNCIE

CLAUDIO L. ROCHAHá 5 horas

Que absurdo! alguns comentarios mostram o momento que vivemos, questionam até o fato de tiradentes ser heroi, absurdo. Esquecem que Tiradentes se indignou e se rebelou contra o repasse das riquesas do Pais aos portugueses. Em tempos que dioação do patrimonio nacional idolatrar tiradentes é um absurdo, Lula é o Tiradentes de hoje, como naquela época perseguido, condenado e preso pelos poderosos com apoio dos pobres de direita que idolatra aqueles que lhe retiram direito a um leito hospital RESPONDA
1 DENUNCIE

LUIZ ROGÉRIO DE CARVALHOHá 6 horas

A “derrama”, que Tiradentes denunciava e combatida, hoje funciona pela corrupção, que transfere recursos públicos para os particulares. RESPONDA

Comentários
você pode gostar também