TSE mantém cassação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB) Decisão vale também para a vice-governadora, Cláudia Lelis (PV). Eles foram condenados e afastados dos cargos por uso de caixa dois.


TSE mantém cassação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB)
Decisão vale também para a vice-governadora, Cláudia Lelis (PV). Eles foram condenados e afastados dos cargos por uso de caixa dois.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na terça-feira (17) à noite, a cassação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do MDB, e da vice Cláudia Lelis, do PV.

Em menos de dois minutos, os ministros do TSE negaram por unanimidade os embargos declaratórios de Marcelo Miranda, do MDB, e concederam, em parte, o da defesa de Cláudia Lélis, do PV, que pedia para corrigir na decisão o nome do partido dela.

“Declaro desprovidos os embargos declaratórios de Marcelo de Carvalho Miranda e acolho de Cláudia Lelis, apenas para indicar corretamente, a agremiação partidária, a que fazia parte a embargante em caso. Pergunto: ‘há alguma divergência? Não’. ‘Não havendo, proclamo o resultado”, disse o presidente do TSE, Luiz Fux.

Em março de 2018, Marcelo e Cláudia foram condenados pelo próprio TSE e afastados dos cargos por caixa dois na campanha de 2014.

Na época, um avião com R$ 500 mil e santinhos foi apreendido em Goiás.

No começo do mês de abril, uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo, suspendeu a cassação até a análise dos embargos, que, agora, foram rejeitados.

A decisão de terça, foi publicada, no fim da tarde, desta quarta-feira (18).

Depois de notificado, o presidente da Assembleia Legislativa vai reassumir o governo. Mauro Carlesse, do PHS, comanda o estado até uma nova eleição.

“Vai mudar a data de registro dos candidatos e da propaganda, mas esperamos que a data da eleição, propriamente, seja mantida no dia 3 de junho”, afirmou Álvaro Manzano, procurador Regional Eleitoral.

O que dizem os citados
Marcelo Miranda e Cláudia Lelis declararam que acreditam na Justiça e que aguardam a notificação para entrar com um novo recurso.

Comentários
você pode gostar também